D.I.Y: Molduras para quadros de isopor

Até que machucar o pé no trabalho me rendeu um tempo extra que me fez exercer a criatividade e habilidades manuais, e é exatamente isso que vim mostrar pra vocês hoje: molduras feitas manualmente.
Já tinha um tempo que eu queria arrumar a parede da sala, com todas aquelas fotos, que estavam dispostas sem ordem, sem molduras, como pôsteres na parede. Então, pesquisando nessa internet de meu deus, encontramos um D.I.Y que ensinava a fazer molduras (para fotos, desenhos, imagens) de isopor. Tem outras milhões de maneiras de fazer molduras, mas achei que de isopor o efeito foi o que mais se aproximou de molduras de madeira mesmo.
Os materiais são um pouco específicos, e no nosso caso, eram 20 imagens tamanho A3, então deu mais trabalho pra dar acabamento e todas ficarem exatamente iguais, já que ficariam alinhadas e certinhas na parede, uma do lado da outra, então qualquer diferença ficaria visível.
Compramos duas placas de isopor, da espessura que achamos mais adequada, mas isso aí sempre vai depender do que você vai emoldurar e qual o efeito deseja. Além disso, precisamos de duas placas porque o tamanho era grande e muitas imagens, mas acredito que pra fazer algumas, ou uma, seria ideal reutilizar isopor que já tenha em casa ou sobras.
Fita crepe; fita dupla-face; fitas de colar quadros na parede (aquelas fofinha, mais resistentes); tesoura; estilete; cola-quente; lápis/caneta; régua; tinta de artesanato preta; pincéis; lixa fina.
Primeira coisa que eu fiz foi medir as laterais da foto, sendo que minhas molduras teriam 2cm de largura. Então, medindo todas e prestando atenção nas junções, pra não cortar isopor à toa.
Tendo as medidas certinhas, risquei o isopor e cortei com estilete. Essa parte faz caca e pode dar bug de agonia, porque faz um barulhinho alienígena. Eu não fotografei, mas eu acertei cada parte do isopor com lixa, aquelas de lixar madeira, que são mais finas que de parede, assim não fica com as bolinhas do isopor todas loucas, saindo, fazendo sujeira.
Com todo o isopor cortado, eu fiz o mesmo processo com papel canson (que sobrou do meu tcc). Então, você pega as mesmas medidas e faz faixas de papel, e nesse caso, precisa ser um mais grosso que sulfite, porque é ele que vai dar o aspecto bonito na hora da pintura, pra não parece um trabalho de escola de isopor pintado.
E então, com cola de isopor, muito cuidado e delicadeza, eu colei cada faixa em um dos lados do isopor. Assim, na hora de pintar, a parte que ficará pra cima (visível) vai ser essa do papel colado.
E então, depois de beeeem seco, eu pintei toda a superfície que tinha o papel, e as laterais. Na parte de baixo eu não pintei porque não aparece na hora da montagem, além disso eu passei uma fita crepe nessa parte que não aparece, pra facilitar a colagem. A tinta é essa da foto, de artesanato da Acrilex, que seca muito rápido e fica ótimo, que pode ser da cor que você quiser.
Com tudo pintado e seco, eu colei com a fita de quadros (3M) cada aresta da moldura, na foto, tomando muito cuidado pra não ficar torto e encontrando cada pontas da foto. Algumas ficaram distantes, ou com uma diferença pequena, mas acertei com fita crepe, que quando pintei de preto, nem dava pra ver a gambiarra.
Uma dica boa é: pra não ficar molenga a foto, eu colei cada uma das imagens num fundo mais resistente, nesse caso, usei papelão reutilizado que tinha em casa, e como ele tem uma espessura maior, eu pintei também de preto as laterais, assim não dava pra ver defeitos ou diferenças de altura.
O efeito final é ótimo. 
No caso da sala de casa foram 20 fotos, por isso deu mais trabalho, principalmente pra ficar tudo igual. Mas um presente, uma coleção de três imagens não é nenhum bicho de 7 cabeças. É terapêutico pra quem curte fazer coisinhas em casa.
Espero que tenham gostado !
Quaisquer dúvidas, pode comentar aqui ;)
Beijos, 

Comentários