Use ! Plataforma

Uma das "tendências" que acredito ser menos gritante, para a próxima estação, são as sandálias/calçados com plataforma (entendam, "plataforma" é diferente de "anabela"), mas, para não ser uma real cópia do que foi apresentado anteriormente, um modelo que me chamou muita a atenção, por sua estrutura, foram esses que existe uma plataforma na frente e um salto grosso, mas não são unidos, tem uma separação no meio.
Desse modelo (plataforma não muito plataforma) encontrei na Riachuelo, em P/B, mas não e encontrei fotos :( Mas é bem linda !
"Pesquisas indicam que o uso da plataforma em calçados femininos se iniciou no século XV. A plataforma, feita de madeira ou cortiça, originou-se na Turquia, e calçados com plataformas altíssimas foram usados por damas elegantes da República de Veneza, que mantinha relações comerciais com a Turquia. Na Espanha tornou-se tão popular que quase esgotou a cortiça do país. Sua plataforma, forrada com tecido ou couro, era enfeitada com pedrarias e fios de ouro. A altura das plataformas chegou a 52 cm (no Museu da Fundação Bata Shoe, há referência de modelos com 77 cm). As damas necessitavam de duas criadas para se apoiar e poder caminhar com relativa segurança. Esses calçados eram usados por pessoas da alta sociedade, com função de aumentar a estatura e proteger os pés da lama e da água suja das ruas. O uso de plataformas foi proibido pelo bispo de Talavera, que qualificou suas usuárias de "depravadas e libertinas". Plataformas com estruturas mais simples foram usadas pelas classes populares com a função de proteger os pés do barro ou da umidade.
No século XX as plataformas voltaram à moda. Salvatore Ferragamo, estilista italiano de calçados, criou em 1938 uma belíssima sandália com plataforma formada por gomos para Judy Garland. Carmen Miranda se encantou com as plataformas com 10 cm de altura criadas por Ferragamo e as adotou. André Perugia e David Evins também contribuíram para a sensação do sapato com plataforma nos anos 1930". (Por dentro da Moda - definições e experiências, Dinah Bueno Pezzolo) 
Carmen Miranda para Vogue
Ou seja, a plataforma não é nada novo para nós né ?
Claro que as formas mudam, materias e texturas. Mas a ideia é a mesma ! Dá uma olhadinha no modelo dos gomos coloridos, do Ferragamo ! É exatamente como eu descrevi no começo do post ("um modelo que me chamou muita a atenção, por sua estrutura, foram esses que existe uma plataforma na frente e um salto grosso, mas não são unidos, tem uma separação no meio")
Então que tal já ficar de olho nas vitrines ?
Tem na C&A, na Renner, na Riachuelo... E não precisa ser exatamente desse modelo ! Por exemplo na Riachuelo... Tem várias, com saltos trabalhados, estampas étnicas, P/B... Esse salto é apenas uma "novidade", mas as tradicionais também valem !
Vamos pensar em alguns looks ?
Quem topa dar uma abandonada nos saltos finos ?
Tá valendo os dois modelos, e qualquer outro né... Não precisa ser literal com as tendências (o sujo falando do mal lavado Luiza).
Beijos, espero que tenham gostado !

Comentários