Adeus Center Norte

(post longo #ficadica)

Está próximo o fim de um dos mais antigos e ótimos shoppings de São Paulo: Center Norte/Lar Center. Recentemente, pesquisadores e engenheiros verificaram a presença de gás metano no subsolo onde o shooping foi construído à 30 anos atrás, pois, por falta de estudos e bom senso o terreno era um típico “lixão”.
E só agora, constatou-se 56% de gás metano no subsolo que precisa, de algum jeito, sair daquele lugar, e a melhor maneira seria abrir algumas regiões no terreno para arejar e esse gás sair pacificamente. Acredito que essa seja a melhor maneira de eliminar esse gás, pelo menos prefiro isso a uma explosão que seria uma tragédia daquelas, saindo nos jornais estrangeiros e tudo mais. Lembrando que a zona de perigo abrange a superfície do Center Norte, Lar Center, Carrefour e regiões próximas, e está alí, berando o famoso e limpinho Rio Tietê.



“A Cetesb, agência ambiental paulista, afirmouontem (23 de setembro) que o plano de ação feito pelo shopping Center Norte (zona norte de SP) para descontaminar o local é insuficiente.
A informação foi dada após vistoria no empreendimento feita pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara.
O risco de explosão, principalmente em espaços confinados, continua a existir, diz o governo.
A cetesb exige que seja instalado, de “forma urgente”, um sistema eficiente de exaustão dos gases formados no subsolo do shopping. O que o estabelecimento tem hoje, diz, não é suficiente.
O centro comercial, que está construído sobre um lixão que emite gás metano – que é inflamável -, está sendo multado desde segunda-feira em R$17.450,00 por dia.
A Cetesb optou por multar a empresa, que não está cumprindo com as exigência empotas por ela, por até 30 dias. Depois disso, não está descartada a hipótese de o local ser interditado.
A Prefeitura de São Paulo também está exigindo do Center Norte relatórios que mostrem que o local é seguro. O prazo para o envio dos documentos acaba amanhã (25 de setembro).
No início da semana, o prefeito Gilberto Kassab disse que não descata ter que fechar o shopping, mesmo que temporariamente.”
(Folha de S. Paulo – 24 de setembro de 2011/Cotidiano)

Como essas informações são de sábado, algumas coisas mudaram... Como por exemplo o fato do shopping ser fechado amanhã ! Sim, a partir de amanhã, dia 30 de setembro, o shopping Center Norte e Lar Center estará com as portas fechadas, e espero que começando as mudanças exigidas pela Cetesb.



O que mata nisso é a quantidade de emprego que será perdida, justo agora no fim do ano, época de maior faturamento shopping. E também, as lojas... Nossas amadas lojas serão fechadas por um bom tempo ! Adeus Saraiva Mega Store, adeus Pizza Hut, adeus Siberian, adeus Tiny Queen, adeus a todos hahahaha

beijos (:

Comentários