Cuidados com a pele

Agente reclama das famosas que acabam com o rosto em detrimento das milhões de plásticas e botox. Mas, nos coloquemos no lugar delas. Deve ser muito difícil aceitar algo que não nos sentimos bem, isto é, um dia estamos lindas, com a pele lisinha e tudo mais, e no outro, cheia de rugas, demonstrando a velhice - o grande temor de todas.
Então, resolvi fazer um post sobre os cuidados que devemos ter com a pele, em relação ao envelhecimento da pele.

Primeiramente, o envelhecimento é caracterizado pelo desgaste dos vários setores do organismo, gerando alterações no seu funcionamento. Os radicais livres também participam da gênese do proccsso, originando reações químicas, principalmente a oxidação. Estas reações desencadeiam processos nocivos ao organismo e são influenciadas por radiações, doenças, fumo, estresse. Além disso, as alterações hormonais, a falência ou deficiência do sistema endócrinco participam das alterações próprias do envelhecimento. (segunda a dermatologista Denise Steiner)

O envelhecimento cutâneo pode ser dividido em envelhecimento intrínseco e fotoenvelhecimento. O primeiro representa aquele comum aos órgãos e o segundo mais intenso e evidente, é o que ocorre devido aos danos causadospela radiação ultra-violeta.

"O envelhecimento causado pela idade é mais suave, lento e gradual, causando danos estéticos muito pequenos. Já o fotoenvelhecimento é mais danoso e agressivo à superfície da pele, sendo responsável por modificações como rugas, engrossamento, manchas e o próprio câncer de pele", afirma Dra. Denise.

Segundo ela, o fotoenvelhecimento não é intensificação do envelhecimento cronológico, mas tem características próprias muito diferentes do envelhecimento comum. Sendo assim, a pele vai apresentar características diferentes em áreas expostas e não expostas. Além disso, o Sol passa a ser o principal fator em relação ao fotoenvelhecimento.





Então, de acordo com as pesquisas o melhor modo de prevenir, não somente o envelhecimento da pele, mas também problemas mais graves, é usando diariamente o filtro solar. Sem exceções aos dias chuvosos e nublados, pois o principal rival da pele é o raio UVA, que tem a mesma intensidade durante o dia todo, independentemente da estação do ano, como no caso dos raios UVB (que provoca queimaduras solares).






Porém, não é apenas do sol que temos que ter medo, mas de coisas simples como tirar a maquiagem antes de dormir. Mas perguntam "Porque temos que tirar a maquiagem antes de dormir?" Simplesmente porque durante o sono, a pele libera as sujeiras dos poros, e com os poros barrados por causa da maquiagem a sua pele pode ficar suja, e também acarretar em problemas graves. A maquiagem durante a noite não vai permitir que a sua pele respire, e assim com o tempo você terá mais rugas e perderá toda a viscosidade da pele.
Então, nada de "ai que preguiça de tirar a maquiagem...", pense que daqui a poucos anos, você terá preguiça de usar cremes anti-rugas.





Além desses dois cuidados principais com a pele, é necessário manter uma alimentação saudável e equilibrada, a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos gordurosos e industrializados.
Engraçado... As pessoas dizem que tomar Coca-Cola dá celulite. Não sei vocês, mas estou mais preocupada com o meu rosto, que todos veem diarimente, e não com as coxas e a bunda. Mas enfim hahahahah




Alguns alimentos benéficos à pele:
Soja - Rica em isoflavonas, um fitohormônio (hormônio vegetal) semelhante ao estrógeno, a soja tem sido recomendada por dermatologistas como um alimento imprescindível para a beleza da pele (para evitar seu ressecamento e melhorar a elasticidade).
Frutas como amora, uvas roxas, morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, cereja, mirtilo, tomate, e outros vegetais como as verduras verde-escuras, brócolis, repolho, cenoura, etc, são ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres, melhorando as paredes dos vasos sangüíneos da pele, que fica mais irrigada e oxigenada (também previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne)
Castanhas, nozes e amêndoas - om propriedades antioxidantes, essas substâncias previnem e/ou retardam o envelhecimento da pele, contribuindo para manter sua elasticidade natural.
ÁGUA (Ingerir cerca de dois litros de água por dia ajuda a hidratar a pele de dentro para fora, além de purificar o organismo)

Limpar, tonificar e hidratar a pele no mínimo duas vezes ao dia - sei que dá preguiça, mas gente, uma pele esfoliada e hidratada fica mais lisinhas, cheirosa e seu namorado vai amar hahahah Mas, turbine essa limpeza, jogue bastante água, e não fique espremendo cravos e nem passando cremes não indicados para sua pele.

Relaxe os músculos (dormir bem é essencial para recuperar a pele. É durante o sono que acontece a maior nutrição e renovação celular da cútis. O ideal é respeitar as sete ou oito horas de descanso. Mais do que isso, resultará em inchaço).







Comentários